O que é Grua?

Grua (também chamado de guindaste) é um equipamento utilizado para a elevação e movimentação de cargas e materiais pesados. São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários para os quais se exige grande mobilidade no manuseio de cargas e transporte. Pelo aumento de velocidade e produtividade no transporte de materiais, o uso da grua é indispensável por ser uma medida economicamente correta.

Por que utilizar?

• Economia na mão de obra com seus encargos;
• Economia na redução do custo das tarefas executadas;
• Economia na redução do tempo de execução da obra;
• Auxilia no transporte horizontal e vertical de qualquer material ou máquina necessária a obra;
• Transporte das plataformas de descarga de um andar ao outro;
• Transporta tijolos ou blocos paletizados.


Tipos de gruas




A princípio, escolhe-se a grua de acordo com o material que irá transportar – o que está diretamente ligado ao método construtivo da obra. Além da capacidade de carga, as gruas se diferenciam em função do tipo de torre.


Torre fixa com lança também fixa

Posicionada no lado externo da edificação, poderá ser presa ou livre ao corpo do edifício. Para desmontar, deve haver espaço no canteiro para que toda a lança fique no chão após a retirada das peças da estrutura.


Semimóvel

A torre desloca-se sobre rodas apoiadas em trilhos. A pequena “ferrovia” deve ser convenientemente ancorada no solo.


Ascensional

Instalada no interior do prédio, essa grua passa por janelas abertas nas lajes ou pelo poço do elevador. No primeiro caso, pode ser necessário executar elementos que transfiram essa carga extra para os pilares. Normalmente, a grua tem uma torre de 6 a 12 m e fica presa em cerca de dois pavimentos abaixo do último pronto. Para desmontar, é recomendável que se “deite” a lança sobre uma laje sem obstáculos após a retirada da torre. Caso a lança fique suspensa sobre, por exemplo, uma caixa d’água, será necessário o uso de guindastes para a retirada das peças.